8PC's - Conectando Professores na Educação em Rede
11/01/2017

8PC's - Conectando Professores na Educação em Rede

8PC's - Conectando Professores na Educação em Rede

As atividades podem ser desenvolvidas de forma individualizada por escola ou em Facilitações Pedagógicas oferecidas de forma aberta a quaisquer professores que queiram participar.

O programa desenvolvido trabalha de forma integrada competências socioemocionais, tecnologias colaborativas e as competências técnicas e cognitivas.

O planejamento envolve uma metodologia própria que garante o envolvimento dos participantes pois ela se encontra pautada nos 8 PC’s, quais sejam:

P - Participativo - todas as ações propostas são totalmente participativas e requerem o envolvimento e a atividade plena dos envolvidos.

P - Personalizado - as atividades desenvolvidas são personalizadas, ou seja, possibilita que os participantes identifiquem os pontos que mais lhe interessam e busquem focar neles, bem como permite que cada um evolua de acordo com seu tempo e conhecimentos prévios que já apresentam na sua própria caminhada. 

P - Prático - essa é uma das diferenças fundamentais. O professor assume o papel de protagonista, ele vive o processo de formação continuada. Entende de forma prática o que é trabalhar em metodologia ativa e envolver os estudantes, pois passa por essa experiência no processo de formação. 

P - Positivo - O convite do trabalho é olhar para o uso dos recursos e as mudanças pedagógicas que são possíveis de serem colocadas em práticas. Todos sabemos dos problemas da educação e da série de dificuldades que se enfrenta no dia a dia de uma escola. Contudo sempre tem algo que possamos fazer e o desafio é encontrar esse olhar positivo para que consigamos avançar e fazer o que nos cabe, a nossa parte. 

P - Permanente - Qualquer atividade de aprendizado para a qual dedicamos tempo precisa nos brindar com conhecimentos que possamos levar para a nossa vida de forma permanente. Essa é a proposta do trabalho. Independente da área pedagógica ou dos saberes específicos de cada professores ou gestor envolvido, independente dos interesses muitos dos aprendizados serão levados para a vida e contribuir em  muito nas atividades pessoais de cada participantes

P - Pró-ativo - Os participantes precisam ser autores do seu caminho no decorrer das atividades, precisam se desafiar e buscar pró-atividade para avançar nas áreas que têm mais interesse, pois disso vai depender também o diferencial de aproveitamento dos trabalhos. Se queremos que nossos estudantes sejam pró-ativos, precisamos desenvolver essa competência profissional em nós mesmos. 

P - Persistente - Como se diz em inglês: ‘Never give up’ ou seja, nunca desista. Todo o trabalho realizado visa estimular os professores a serem persistentes na busca de novas aprendizagens e de competências que estejam adormecidas ou pareçam distantes de serem alcançadas. Tomos temos a capacidade de nos modificar e de evoluir. Precisamos, contudo sermos persistentes e encontrarmos apoio nesse caminho, pois como já dizia Henry Ford: “Existem mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam”. 

P - Promover o Aumento da Zona de Conforto