Computação nas nuvens e sincronização - o que isso tem a ver comigo e com o mundo da educação
05/01/2017

Computação nas nuvens e sincronização - o que isso tem a ver comigo e com o mundo da educação

Computação nas nuvens e sincronização - o que isso tem a ver comigo e com o mundo da educação
Entenda o que é Computação nas Nuvens e as mudanças que esse recurso traz consigo no processo de aprendizagem e no seu planejamento como professor.

Foi-se o tempo em que Computação nas Nuvens era um termo novo. Se para você ele ainda é desconhecido, está mais do que na hora de entender o que ele quer dizer e as mudanças que traz consigo no processo de aprendizagem e no seu planejamento como professor..

Há décadas atrás nossos avós e bisavós tinham uma maneira diferente da nossa de guardar o seu dinheiro. Eles depositavam as suas economias nos colchões. Bom, pelo menos é o que nos contavam.

Quando as informações passaram a ser digitais nós também as guardávamos conosco e, na realidade ainda as guardamos: em nossos computadores pessoais, os PCs, em nossos notebooks e nos HD’s externos, pen drives, CD’s, DVD’s e outras mídias que temos.

Contudo, estamos vivendo um processo de transição onde as informações estão sendo direcionadas para grandes Bancos que vão cuidar dos nossos dados, da mesma forma como aconteceu com os nossos recursos financeiros.

De forma mais clara, os seus arquivos e suas informações não estarão mais no seu computador ou no seu notebook e sim em algum lugar na internet onde a qualquer momento e local você poderá acessá-los sem se preocupar em levar consigo o hardware no qual as informações estão instaladas. Pense em como funcionam hoje as redes sociais e alguns dos e-mails que você utiliza.

Eles já nasceram se utilizando do conceito de computação nas nuvens. A nossa prática relativa a outros arquivos como documentos de textos, planilhas e softwares educacionais é que precisa migrar para esse novo ambiente.

Você deve estar se perguntando: mas porque eu devo pensar em ter os meus arquivos e as minhas informações nas nuvens? Qual a segurança disso? Quais os custos envolvidos?

São diversas as dúvidas, os medos e os argumentos de quem está experimentando esse novo paradigma computacional.

Uma das principais vantagens do uso da Computação nas Nuvens ou Cloud Computing, termo original em inglês, diz respeito ao fato de você poder acessar suas informações de qualquer lugar em que se encontrar e continuar as suas atividades sem necessidade de estar fisicamente no local que tem sua infraestrutura tecnológica. Se você for viajar e levar o seu notebook junto com todas as suas informações corre o risco de ser assaltado e perdê-las. Se o seu notebook for apenas a interface que usa para acessar as informações que estão na nuvem, você com certeza irá perder apenas o valor do bem e não das informações, pois elas estarão seguras.

Outro aspecto que merece destaque diz respeito a essas diferentes interfaces (formas de acesso as informações). Justamente em função do mundo das TIC’s – Tecnologia da Informação e Comunicação, temos várias interfaces de comunicação que nos permitem acessar os recursos de informação, ou seja, celulares, tablets, televisores, vidros interativos, películas interativas, notebooks, computadores, mesas interativas, projetores interativos, dentre outros.

O uso dessas interfaces permite que possamos acessar nossas informações pessoais e profissionais em qualquer momento e de diferentes formas.

Porém se tivermos as informações presas aos dispositivos elas não estarão sincronizadas, ou seja não serão as mesmas.

Torna-se muito difícil gerenciar informações nos diversos dispositivos que temos a nossa disposição.

Assim sendo, a sincronização que a utilização adequada dos serviços da Computação nas Nuvens oferece é outro aspecto extremamente importante.

Apenas um exemplo para elucidar essa integração: a sua agenda de contatos no telefone pode estar sincronizada com a sua agenda de contatos do Gmail e com os seus contatos do WhatsApp e tudo isso estar seguro.

Caso seu celular apresente algum problema e você precise trocar o aparelho é muito simples: basta sincronizá-lo novamente com a NUVEM e você terá todas as informações disponíveis novamente como num passe de mágica, mesmo que você tenha trocado o seu aparelho físico.

Ai entra o desafio da gestão e do processo pedagógico das escolas pois é preciso que os mesmos sejam adequados para também realizar essa sincronização e se utilizar das informações de uma forma mais otimizada, disponibilizando aos professores e estudantes formas ágeis e diversas de acesso aos seus dados e ao conhecimento, independentemente do local que estejam ou de qual interface estejam se utilizando para acesso ao sistema.

Apesar de muitas pessoas estarem manuseando hoje diferentes smartphones, ou celulares inteligentes, traduzindo ao pé da letra, a grande maioria das pessoas não explora mais do que 5% dos recursos existentes e das possibilidades de integração e produtividade pessoal e profissional desses dispositivos o que dirá então das possibilidades de aprendizagem.

Com certeza entender um pouco mais sobre as possibilidades disponíveis na era da Computação das Nuvens e da importância da Sincronização das informações pode ajudá-lo a explorar melhor os recursos que tens hoje a sua disposição.

No meu site você vai encontrar diversas informações que irão lhe ajudar a entender como o mundo da computação nas nuvens está mudando o processo educacional.

E a próxima dica é que você possa conhecer a Plataforma do Google G Suite For Education. Acesse o artigo que preparamos especialmente para que você possa entender como o Google pode ajudar a melhorar de forma considerável a gestão e os processos pedagógicos da sua escola, com uma plataforma simples e gratuita que pode ser implementada hoje mesmo na sua instituição.

E se você precisar de ajuda, conte comigo!!