O que é e como funciona o Google G Suite For Education
11/01/2017

O que é e como funciona o Google G Suite For Education

O que é e como funciona o Google G Suite For Education
Conheça o Google G Suite For Education

O Google G Suite For Education até então conhecido como Google Apps For Education é uma plataforma educacional colaborativa que possibilita às escolas, professores e estudantes extrapolarem a sua criatividade no uso da tecnologia em sala de aula.

A colaboração é o ponto chave, ou seja é possível que diversos estudantes possam efetivamente realizar o trabalho produzindo textos, desenhos, tabelas, mapas e imagens ao mesmo tempo, mesmo que estejam em espaços físicos distintos.

A geração que hoje está em sala de aula tem uma grande familiaridade com a interação e com o trabalho conjunto. O objetivo da plataforma G Suite For Education é poder aproveitar essa familiaridade e esse desejo que os estudantes têm de estar conectados e interagindo para conectá-los com o desejo de aprender.

Por exemplo, se você tiver instalado no seu celular o Aplicativo QrCode, poderá ler o código que se encontra ao lado e entender um pouquinho melhor como acontece o trabalho colaborativo em sala de aula.

As ferramentas do G Suite For Education podem ser utilizadas em computadores, notebooks, tablets ou celulares. Todas rodam diretamente na internet (na nuvem do Google), sendo possível a realização de diversas atividades no computador de modo off line também.

As ferramentas mais conhecidas são: Google Docs (editor de texto colaborativo), Google Slide (apresentação de slide colaborativa), Google Sheets (planilha colaborativa), agenda colaborativa, drive colaborativo, Google Desenho, Google Fotos, Google My Maps, Editor de Textos Colaborativo, Google Classroom (sala de aula online), Google Hangout e inúmeras extensões e complementos que amplificam a eficiência das mesmas em sala de aula.

Dessas ferramentas, a preferida dos professores com certeza é o Google Classroom.

O Google Classroom possibilita ao professor a criação de uma sala de aula virtual, onde é possível ao professor disponibilizar materiais didáticos através de arquivos que estejam no seu drive, em qualquer formato, ou anexos do próprio computador, vídeos a partir do Youtube, qualquer link que remeta a outros objetivos educacionais ou mesmo links que levem o estudante para dentro de trilhas de objetos de aprendizagem de outras plataformas de conteúdo de aprendizagem digital.

Através do endereço google.com/edu você pode ter acesso de forma rápida as principais ferramentas que a Google disponibiliza hoje e que podem ser utilizadas para a educação.

Em termos educacionais o principal motivo para a adoção do G Suite For Education é o fato de ele ser uma plataforma que impulsiona a criatividade de todos os professores, estudantes, gestores e demais usuários que estarão envolvidos. Por se constituir numa ferramenta colaborativa e sem rotinas fechadas e definidas, ela permite que o professor construa a sua forma de trabalhar e, possibilita levar todo o poder da interatividade e dos recursos dos smartphones para a sala de aula. Por isso mesmo, tão importante quanto a adoção da ferramenta é o entendimento da necessidade da mudança no processo pedagógico, iniciando pela atividade de capacitação que precisa ser diferenciada, vivenciada e realizada em cima de contextos pedagógicos que visam o aprender a aprender.

Os desafios para os quais os profissionais precisam ser preparados envolvem principalmente o trabalho em equipe, o uso da tecnologia e a colaboração.

E é nesse ponto que a ação dos próprios educadores faz a diferença. Comunidades de práticas voltadas ao uso de tecnologias educacionais estão ganhando espaço e gerando diferenciais importantes na adoção das tecnologias.

Com o intuito de aproximar os recursos tecnológicos do mundo educacional o Google instituiu um time de educadores que estão empoderando os professores no uso dos recursos educacionais, são os Google Innovators.

Para a constituição desse time de educadores que está espalhado no Brasil todo, o Google buscou congregar educadores inovadores, apaixonados pela educação, com ações concretas da adoção de tecnologias e metodologias ativas.

São professores que estão em sala de aula de todos os níveis, seja em escolas públicas e particulares, como professores, gestores ou consultores educacionais e que identificam formas criativas e diferentes de levar os recursos até aqui apresentados para além da sala de aula.

O trabalho desenvolvido pela Google Innovator Maidi Dalri é focada na capacitação docente com um olhar para o trabalho conjunto das tecnologias colaborativas e das competências socioemocionais.

Esse trabalho, aliado aos recursos tecnológicos que o G Suite For Education oferece estão alinhados com a aprendizagem em rede, que acontecem na conexão entre pessoas e fontes de conhecimento, permitem que os professores desenvolvam atividades pedagógicas centradas no estudante, trabalhando com metodologias ativas, envolvendo os estudantes de forma direta e saborosa na produção do conhecimento.