Usando o Gooogle Forms, Google Slides e Youtube nas séries iniciais
11/01/2017

Usando o Gooogle Forms, Google Slides e Youtube nas séries iniciais

Usando o Gooogle Forms, Google Slides e Youtube nas séries iniciais
O projeto desenvolvido pela professora Ana Paula Reis, da Instituição Evangélica Novo Hamburgo com estudantes das séries iniciais é apaixonante.

O projeto desenvolvido pela professora Ana Paula Reis, da Instituição Evangélica Novo Hamburgo com estudantes das séries iniciais é apaixonante.

Quando a professora Ana foi apresentada ao Google Apps For Education pela Innovator Maidi Dalri, aqueles recursos tecnológicos e todo aquele mundo novo de tecnologias educacionais e colaboração parecia muito distante da realidade que ela encontrava com seus estudantes.

Porém a criatividade e a vontade de fazer algo diferente falou alto e as ações realizadas pela professora Ana tiveram um resultado impactante na vida dos estudantes.

Ainda no segundo semestre de 2014 a professora colocou em prática algumas ações. Primeiramente se utilizou do Google Forms para desenvolver uma pesquisa sobre os hábitos alimentares dos estudantes. Para que eles respondessem a pesquisa, a professora Ana gerou QRCodes que levavam ao formulário o que encantou os estudantes. Com o uso do próprio celular da professora eles responderam as questões um a um e já estavam magnetizados pelo poder de interação.

A mesma dinâmica a professora utilizou para apresentar o resultado em gráficos para os pequeninos, gerando um QRCode que dessa vez levou aos gráficos dos resultados da pesquisa.

O uso desse recurso despertou o interesse dos estudantes e eles queriam saber o que mais poderiam fazer com os recursos que a professora estava trazendo para a sala de aula.

O tema de educação alimentar foi amplamente trabalhado pela professora junto a turma e outras ações foram desenvolvidas, inclusive junto com a professora de inglês, resultando inclusive em vídeos de dicas dos estudantes que foram parar numa playlist no canal da professora. Um dos vídeos pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PP7mVVFjRg8

Além disso a professora se utilizou do Google Slides para realizar uma releitura com as crianças da história "O caso das bananas".

Este trabalho foi realizado após a exploração do livro. Foram realizadas atividades com formato jornal, rimas, leitura de imagens. Foi uma construção gradativa, utilizando as aulas de Informática, sala interativa e o notebook da professora em sala de aula, em duplas, durante os momentos de brinquedo livre.

Todas as atividades foram documentadas pela professora Ana através da criação de um site produzido pela própria professora e que no final do ano foi compartilhado com os pais.

Já no segundo ano do projeto a professora passou a agendar com os pais alguns horários para acompanhamento de temas colaborativos através do Google Slides, envolvendo também os pais nesse mundo colaborativo, mas ai já estamos falando de outro projeto.